O planejamento estratégico é essencialmente a base para que qualquer ação seja bem executada. O sucesso de uma campanha e a vitória nas eleições, só surgem como resultado de processos muito bem determinados e organizados. Uma campanha eleitoral pede um plano específico de comunicação, que não deixa de ser um planejamento estratégico.
O planejamento estratégico de campanha eleitoral serve como um guia que orienta as ações que serão tomadas no período. E um dos vários benefícios de se ter um plano desse tipo é possuir registros de tudo que de fato foi feito para depois poder analisar quais estratégias deram certo, seus impactos, o que pode ser melhorado, etc. Esse material servirá como base de análise estudo e referência para campanhas futuras.
É o direcionamento estratégico que permite às organizações reagirem rapidamente às turbulências do meio ambiente, explorarem as oportunidades de mercado e desenvolverem novas técnicas de administração. (MOREIRA, PASQUALI, DUBNER, 2003).
No entanto, um bom plano estratégico de campanha eleitoral passa por algumas etapas essenciais. É importante que todas sejam muito bem estruturadas e executadas, pois elas são interligadas e o bom andamento de cada uma depende da anterior. Conheça mais sobre cada uma delas a partir de agora!
Planejamento
Essa fase envolve um levantamento extenso de informações de extrema importância. É o momento de realizar um diagnóstico estratégico eleitoral. Além disso, nessa fase são definidos os objetivos a serem alcançados, que no caso de uma campanha eleitoral costumam ser informar e convencer os eleitores.
Segundo o consultor político e estrategista Paulo DiVicenzi, um bom diagnóstico deve contar com a investigação dos 5 C’s: Cidadão Eleitor, Candidato, Chefe de Governo, Concorrentes e Cenário competitivo.
Essas informações podem ser conseguidas através de dados do órgão como IBGE, TSE, TRE´s, mas principalmente por meio de pesquisas realizadas com os próprios eleitores, que são o público-alvo. As informações podem ser coletadas através de estudos qualitativos ou quantitativos e oferecem informações valiosas para sua campanha.
Feito isso, é hora de partir para a segunda fase do plano estratégico: a implementação!
Implementação
É nesta fase em que o posicionamento de campanha se mostra. É preciso expor o foco, a imagem e as propostas do candidato e isso exige uma série de ações de marketing. Eventos, debates, material de divulgação para TV, rádio, internet, etc., são pensados e produzidos para que o candidato esteja presente no imaginário dos eleitores.
A equipe precisa ter em mão alguns documentos e ferramentas auxiliares. Um dos mais importantes é o cronograma de campanha eleitoral, com prazos e datas determinados e delimitados. É importante que este cronograma esteja alinhado com o calendário da Justiça Eleitoral. E para isso, o tempo que será empregado em cada tarefa ou ação precisa ser muito bem calculado.
Outro levantamento importante de ser realizado diz respeito aos orçamentos. Aqui entram todos os gastos que serão feitos, quais recursos são necessários e quais são os disponíveis. Lembre-se: é preciso que a equipe esteja sempre atenta às regulamentações relativas à verba e financiamentos de campanha.
Os recursos humanos também precisam ser elencados. Por exemplo, quantas pessoas e quais os profissionais serão necessários para compor sua equipe de campanha eleitoral?Quem fará o que? É o momento de apontar os responsáveis pelas tarefas e fomentar o engajamento e a participação dessas pessoas.
Avaliação e Controle
Como dissemos mais acima, o plano estratégico de campanha eleitoral pode servir futuramente como material de referência para trabalhos e campanhas futuras. Para isso ser possível, é importante realizar um monitoramento dos resultados de todas as ações. Isso gera dados muitos valiosos que informam o que foi bem sucedido e o que precisa ser otimizado.
O monitoramento e o controle deve ser feito desde o início do planejamento. Para isso, registre todos os dados coletados e realinhe os pontos sempre que necessário.
Entendeu a importância de um plano estratégico para campanha eleitoral e de todas as suas fases? Ele nada mais é que um mapa que vai orientar todos os passos a serem tomados. Porém isso não significa que ele não possa ser alterado ao longo da campanha, e é justamente para isso que serve o monitoramento e avaliação, para que o desempenho das ações possam ser medidos e analisados e repensados caso seja necessário.
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Mariana Silva
Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.
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