Partido é uma união voluntária de cidadãos com afinidades ideológicas e políticas. Eles devem ser instrumentos que conduzem as pautas da sociedade até os governantes.
O Brasil conta atualmente com 33 partidos, que expressam diferentes ideologias e espectros políticos. Alguns partidos, fazem parte da história brasileira a muitas décadas, outros mais recentes discutem sobre novas formas de se fazer política.
Preparamos este guia para que você compreenda um pouco da história, ideais e visões dos atuais partidos brasileiros.
O que é pluripartidarismo?
O Brasil é um país pluripartidário. Isso significa que vários partidos podem coexistir dentro de um mesmo sistema político. Esse modelo busca garantir a pluralidade de opiniões, uma das características básicas de um país democrático.
Partidos políticos brasileiros
PDT - Partido Democrático Trabalhista
O partido criado em 1981 tem como principais representantes são Leonel Brizola e o ex governador do Ceará, Ciro Gomes, que também concorreu à eleição presidencial 2018.
N° da legenda: 12
PCdoB - Partido Comunista do Brasil
O partido mais antigo do país que ainda está em exercício, o PCdoB teve sua fundação em 1922, foi considerado ilegal entre os anos (64-85) período de atuação do regime militar. Voltou a ser legal somente em 1985 e continua atuando desde então. A jornalista, ex deputada federal e candidata à presidência da república em 2018, Manuela D'ávila é o principal nome do partido atualmente.
N° da legenda: 65
PL - Partido Liberal
A origem histórica do PL vem da fusão de várias legendas, ponto comum entre outras siglas. Recentemente era conhecido como PR (Partido da República), teve a alteração de nome no dia 07/05/2019 aprovada pelo TSE.
N° da legenda: 22
DEM - Democratas
O democratas defende em seu ideário a descentralização de poder e liberdade da iniciativa em todos os planos, seja político, social e econômico.
O atual líder do congresso, o senador Davi Alcolumbre, o ministro da casa civil Onyx Lorenzoni e o presidente da câmara dos deputados Rodrigo Maia são os principais nomes do partido.
N° da legenda: 25
NOVO
O partido é alinhado a ideias liberais, apesar de sua recente criação, a legenda já demonstra expressões na política brasileira. Seus principais representantes são o João Amoedo (candidato à presidência em 2018) e o atual governador de Minas Gerais, o empresário Romeu Zema.
N° da legenda: 30
MDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro
O MDB surgiu com o propósito de fazer oposição ao regime militar, pedindo a volta das eleições diretas.
Este é talvez um dos partidos mais presentes na história recente do Brasil, e fez parte da base de vários governos como:
N° da legenda: 15
PPS - Partido Popular Socialista
Fundado em 1992, o PPS em tese se pauta nas ideologia na social democrata, progressista além de reivindicar medidas em prol de movimentos ecológicos. Atualmente o partido aguarda o registro para a troca de nome e identidade visual para: Cidadania 23
N° da legenda: 23
PP - Progressistas
A legenda conta com um número expressivo de filiados que chegam a cerca de 1,26 milhão de pessoas. O partido deixa claro a busca um sistema econômico livre, que favoreça a prática das regras de mercado. Conta atualmente com 37 deputados federais e 6 senadores.
Entre os nomes mais conhecidos que figuram o partido, podemos destacar Paulo Maluf e o senador Esperidião Amin.
N° da legenda: 11
PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira
O partido surgiu em 1988 composto principalmente por dissidentes do PMDB, que não concordavam mais com as diretrizes que o partido estava tomando.
O próprio nome já carrega sua ideologia social democrata, além de pregar o liberalismo econômico e social.
O partido teve seu representante na presidência da república com um de seus principais nomes: Fernando Henrique Cardoso. Além de FHC, a legenda conta com nomes conhecidos pela população como: Geraldo Alckmin, Aécio Neves, José Serra e o falecido Mário Covas.
N° da legenda: 45
PSB - Partido Socialista Brasileiro
O partido foi criado em 1947, sendo considerado ilegal durante uma parte do período militar, especificamente quando o AI-2 (Ato Institucional) entrou em vigor em 1965. 20 anos depois o Partido Socialista Brasileiro viria a ser recriado com redemocratização do país.
N° da legenda: 40
PT - Partido dos Trabalhadores
O partido dos trabalhadores tem desde sua fundação em 1980 carrega consigo o socialismo democrático. Sua formação envolveu trabalhadores grevistas, intelectuais de esquerda, artistas, sindicalistas entre outros.
A figura mais emblemática do partido é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como principal nome do partido, Lula tentou chegar ao mais alto cargo do executivo por 3 vezes sem sucesso (1989, 1994 e 1998). Nas eleições de 2002 apostando em uma mudança de discurso, o metalúrgico chega a Presidência, trazendo o partido pela primeira vez ao executivo nacional, sendo reeleito em 2006. Nas eleições de 2010 e 2014 o partido novamente teve sucesso com a eleição e reeleição de Dilma Rousseff respectivamente. O partido ficou 13 anos no poder até a destituição da presidenta Dilma ser aprovada no congresso.
N° da legenda: 13
PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Formado sobretudo por membros da Convergência Socialista, ativistas e militantes dissidentes do PT que não concordavam mais com as diretrizes que o partido vinha tomando, o PSTU foi fundado no dia 5 de junho de 1994. O partido carrega a extrema-esquerda em seu espectro político, o discurso marxista e anti-capitalista é muito presente em sua retórica.
Uma das fundadoras do partido e também candidata à presidência em 2018, Vera Lúcia é o principal nome da sigla.
N° da legenda: 16
PV - Partido Verde
Com ideologias baseadas no ecologismo, ambientalismo e social-democracia, o Partido Verde prega o desenvolvimento sustentável, diminuição da desigualdade social, federalismo, entre outros. Entre seus principais nomes, destacam-se Eduardo Jorge e a atual líder do partido na câmara, a deputada Leandre Dal Ponte.
N° da legenda: 43
PTB - Partido Trabalhista Brasileiro
fundado em 15 de maio de 1945, o PTB é o partido do histórico presidente Getúlio Vargas nas eleições de 1950. O partido apresenta uma grande diferença em seu posicionamento desde sua criação. Em seus primórdios a sigla era claramente de centro-esquerda, mas atualmente o partido adota em sua praxe tem trabalhado ao lado de governos neoliberais.
O principal nome do partido atualmente é o político e presidente do partido Roberto Jefferson.
N° da legenda: 14
PCB - Partido Comunista Brasileiro
O PCB é um dos partidos que representam a extrema esquerda brasileira, se baseando em ideologias como marxismo-leninismo, anticapitalismo, e o socialismo revolucionário. Trata-se de um partido com pouca representação no quadro político brasileiro.
N° da legenda: 21
PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
Mesmo ainda não sendo um partido de grande expressividade, o PSOL costuma chamar muita atenção na defesa de suas pautas. Sua ideologia transita entre a esquerda e extrema esquerda, e se definem como resistência democrática.
N° da legenda: 50
PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Sob a bandeira do conservadorismo, o PRTB é considerado um partido pequeno. Apesar desse fato, o Vice Presidente da República, General Mourão é um dos representantes do partido. O PRTB se coligou com o PSL na eleição presidencial de 2018, a união resultou na vitória da coligação. Entre os principais representantes está o já citado vice presidente e o político Levy Fidelix.
N° da legenda: 28
PSD - Partido Social Democrático
Alinhado à ideologia de liberalismo econômico, a legenda tem entre suas bandeiras a defesa da iniciativa privada, economia de mercado, uma mudança progressiva para o voto distrital e nos últimos anos tem apoiado o agronegócio.
O partido tem uma expressividade considerável na política brasileira contando com 2 governadores e significativo número de representantes no congresso nacional.
Entre suas principais lideranças, destacamos Gilberto Kassab, o governador do Paraná Ratinho Júnior, e o deputado federal Sargento Fahur.
N° da legenda: 55
AVANTE
Proviniente do PTdoB, em 2017 mudou o nome para “Avante”. A organização se coloca como um partido de centro com sua base na social democracia. Apesar da pouca influência, o partido participou das eleições 2018 em coligação com o PDT de Ciro Gomes para a Presidência da República, tendo perdido o pleito no primeiro turno.
N° da legenda: 70
Podemos
Sua história tem início em 1945 com o nome Partido Trabalhista Nacional - PTN. Foi dissolvido durante o regime militar. O partido só viria a ser refundado em 1995 ainda sob a sigla PTN. Apenas em 2017 o TSE autoriza a mudança de nome para PODEMOS. Suas ideologias se baseiam na democracia direta e liberalismo social. Os nomes mais famosos do partido são: o líder do partido no Senado Álvaro Dias, o senador Romário, o deputado federal Marco Feliciano, e o estadual Bebeto (RJ).
N° da legenda: 19
PTC - Partido Trabalhista Cristão
Mais um dos partidos que teve seu início após a redemocratização do Brasil. O PTC se alinha a ao espectro de centro-direita, defendendo pautas conservadoras e uma economia mais liberal.
N° da legenda: 36
PSL - Partido Social Liberal
Partido do atual presidente do Brasil, tem uma forte presença no congresso, principalmente na câmara dos deputados tendo garantido várias vagas no pleito de 2018. A sigla defende o liberalismo econômico, é conservador nos costumes, estado mínimo entre outras ideologias.
Dentre os principais nomes do partido está o Presidente da República Jair Bolsonaro, seu filho Eduardo Bolsonaro e a deputada federal Joice Hasselmann.
N° da legenda: 17
PSC - Partido Social Cristão
O próprio nome do partido já deixa claro sua ligação com a doutrina cristã. Grande parte dos seus líderes têm relações com instituições religiosas, como nomes conhecidos no meio evangélico: Marco Feliciano (mudou-se para o PODEMOS) e Pastor Everaldo.
N° da legenda: 20
DC - Democracia Cristã
O DC é um partido de centro-direita com pouca expressividade na política nacional, pautando sua base no conservadorismo social.
Partido do José Eymael conhecido por suas disputas nas eleições presidenciais, e seu slogan político marcante.
N° da legenda: 27
PMN - Partido da Mobilização Nacional
O Partido da mobilização Nacional foi fundado logo após a democratização do país. Hoje é um partido de baixa expressão na política nacional se identificando como um partido de centro. Os principais nomes atuantes do momento são os deputados Eduardo Braide e o Pastor Gildenemyr.
N° da legenda: 33
PCO - Partido da Causa Operária
Este é o partido mais à esquerda atualmente no Brasil. Apesar sua participação efetiva em movimentos sindicais, o PCO atualmente não tem nenhum mandato no país, ou seja um partido de pouca expressão na política nacional. Rui Costa Pimenta é o nome mais conhecido do partido.
N° da legenda: 29
PHS - Partido Humanista da Solidariedade
O PHS é um partido que ainda tem pouca expressão no cenário nacional, apesar disso mantém seu grau de relevância utilizando alianças políticas como estratégia.
N° da legenda: 31
PRB - Partido Republicano Brasileiro
Defesa da família, democracia cristã, e conservadorismo são alguns dos ideais defendidos pelo Partido Republicano Brasileiro. A legenda tem uma ligação muito forte com instituições religiosas, sobretudo a Igreja Universal do Reino de Deus. Entre seus representantes estão o atual prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella e o deputado federal Celso Russomanno.
N° da legenda: 10
SD - Solidariedade
Formado por lideranças sindicais e dissidentes de partidos de centro-esquerda o próprio partido Solidariedade se declara como porta voz de grupos marginalizados por outros partidos. O nome mais conhecido do partido é seu próprio presidente e líder da força sindical “Paulinho da Força”.
N° da legenda: 77
PROS - Partido Republicano da Ordem Social
O PROS defende uma reforma tributária e a desburocratização do estado como uma de suas principais pautas. Atualmente o partido tem se caracterizado por sua aproximação de ideologias de centro direita, sobretudo o liberalismo econômico.
N° da legenda: 90
PATRIOTA
Conhecido antes como PEN (Partido Ecológico Nacional), o partido mudou em 2018 seu nome para PATRIOTA. Este é mais um dos partidos recentes no cenário brasileiro.
A extrema-direita do espectro brasileiro, com ideologias pautadas no conservadorismo, militarismo, anticomunismo e antiglobalização. Nas eleições presidenciais de 2018 a sigla contou com um representante que chamou atenção dos eleitores brasileiros por sua forma de abordagem: Cabo Daciolo.
N° da legenda: 51
REDE SUSTENTABILIDADE
A Rede Sustentabilidade é consequência da desfiliação da então senadora Marina Silva do Partido Verde. Marina deu início ao processo de criação de um novo partido. Caracteriza-se pelo espectro político de centro-esquerda, mas apresenta algumas ideologias específicas ligadas à pautas ambientais.
N° da legenda: 18
www.redesustentabilidade.org.br
PMB - Partido da Mulher Brasileira
O partido bem recente, teve seu registro aprovado em 2015 pelo TSE. O próprio PMB se define como um partido de centro.
O partido ainda apresenta pouca expressão sem nenhum representante no congresso nacional, mas começa despontar com parlamentares nas assembleias estaduais, principalmente no norte e nordeste do país.
N° da legenda: 35
Lembramos que esta é uma análise superficial para que possa entender o básico sobre cada partido. Aconselhamos buscar mais sobre cada um, principalmente se deseja se filiar a algum partido político.
Conheça mais de nosso conteúdo sobre política acessando nosso blog.
Até a próxima.
Equipe Nerit
Deixe seu Comentário