3 metas essenciais (indispensáveis) para um candidato em 2020

por Equipe Nerit - 18/12/2019 ⇠ Veja outros Posts

Metas 2020 para candidatos políticos: 3 objetivos essenciais para trabalhar

A intenção principal do próximo ano é clara: se eleger! 

Criar metas, entretanto, são degraus necessários para alcançar esse objetivo. Para você que vai concorrer a um cargo ou fazer parte da equipe de um candidato(a) a vereador ou prefeito em 2020, será necessário concluir alguns requisitos básicos.

O sucesso na eleição vai depender muito das decisões tomadas neste momento. Pensando nisso, elaboramos algumas metas essenciais para sair na frente em 2020.

Definir um planejamento de campanha

Antes de partir para a ação, é importante realizar um bom planejamento de campanha. Criar esse plano, permite otimizar tempo e dinheiro, além de prever possíveis ameaças, fraquezas, assim como identificar onde estão as suas melhores oportunidades e forças. Para isso, alguns elementos precisam ser definidos logo no início:  

Equipe de campanha

É preciso trazer para perto vários profissionais com habilidades distintas que irão contribuir em sua campanha. Você pode definir as responsabilidades de acordo com o conhecimento de cada membro do time.

Se quiser saber mais sobre o assunto acesse o nosso Ebook: Construindo uma equipe de Campanha Eleitoral.

Filosofia política do candidato

Engloba a escolha de temas a serem tratados, a definição de seu posicionamento político, além da formulação e da adoção de uma personalidade e estilo pessoal próprio, que amplie as qualidades do candidato.

Essa filosofia vai estar presente em cada etapa de sua campanha. 

Orçamento

Ninguém  quer ter uma surpresa com gastos que não esperava, certo? Por isso, definir verba disponível é essencial para a organização da campanha. Essa definição deve ser realizada logo no início, de modo a prevenir possíveis excessos e problemas financeiros.

Mídias de comunicação

É necessário definir quais canais serão utilizados para a divulgação da campanha, levando em consideração o público-alvo, os custos, a possibilidade de interação com os eleitores e as normas de divulgação política.

Monitoramento

É indispensável estabelecer estratégias para o monitoramento da campanha, bem como realizar um cronograma com as datas e os responsáveis por esse trabalho.

Criar uma estratégia de comunicação

Essa meta se trata de criar uma ideia central da campanha e definir como ela será abordada em forma de mensagem para o público. Não se esqueça de levar em consideração os canais de comunicação que já foram estabelecidos no planejamento, tudo isso para gerar um relacionamento com o eleitorado.

Pesquisa Eleitoral

Para realizar uma campanha consistente em 2020, é preciso começar conhecendo o eleitorado, o contexto em que vive, as demandas e o perfil. Um ótimo passo para isso é a realização de pesquisas eleitorais. Elas vão te dar uma visão geral do processo,  lhe ajudando a traçar melhores estratégias.


As informações básicas que você deve ter sobre os eleitores, são:

  • Localidade;

  • Sexo;

  • Condição Social;

  • Escolaridade;

  • Religião;

  • Faixa Etária.

Marketing Político

É hora de refinar da sua imagem! Seja de forma presencial ou online, a partir do momento que sua figura se torna pública, é necessário cuidar dela.

Marketing pessoal

O marketing pessoal para políticos diz respeito a saber promover sua imagem da melhor forma possível dentro do escopo de pretensões que o indivíduo almeja para si. Veja algumas ações que podem ajudar a construir uma imagem positiva:

  • Boa comunicação e relacionamento interpessoal

  • Criação de uma marca (Slogans, logos, frases)

  • Boas Fotografias (que simbolizam algo)

Claro, a criação de uma imagem deve também ser adequada para o nosso próximo tema: marketing digital!

Marketing digital

Um político jamais deve ignorar que mais de 120 milhões de brasileiros estão conectados a internet. Para que o marketing digital funcione, algumas boas práticas devem ser levadas em consideração:

  • Contrate um profissional de marketing
    Marketing é um conjunto de estratégias, técnicas, uso de ferramentas, etc… Se for possível, contrate um profissional especializado em marketing digital.

  • Invista em um site
    Umas das principais finalidades dessa ferramenta é ser uma central com asinformações sobre o candidato, além de ser um instrumento de retenção de contatos. É importante que o site contenha também a trajetória política e de vida do candidato, assim com as ideias e principais projetos

  • Abuse das redes sociais (com responsabilidade)
    As redes sociais são, provavelmente, a forma mais prática e econômica para fortalecer seu marketing político e manter uma boa imagem diante da população. Você pode utilizar aquelas que sejam mais interessantes para você, mas o ideal é que mantenha uma frequência de postagens.

  • Utilize E-mail Marketing e SMS
    Produza e envie conteúdos ricos de forma automatizada. Para isso, contar com um software de gestão política pode lhe poupar trabalho e gerar muitos resultados.

Construir um banco de dados

Essa é a meta que vai te levar ao seu principal objetivo: ser eleito. 

Ao longo de uma campanha você vai conhecer uma quantidade enorme de pessoas: eleitores, lideranças políticas, prestadores de serviço, entre outros. Além de várias demandas que vão exigir uma organização que só um banco de dados pode trazer.

É sempre válido lembrar que comprar listas com dados de cidadãos como nome, contatos ou título de eleitor é uma ação antiética e ilegal, que pode causar diversos problemas para o candidato em questão, além de não ter uma boa eficácia.

Busque criar estratégias para captar interessados em sua plataforma de campanha:

  1. Disponibilize, em seu site ou blog, um formulário para que os próprios usuários cadastrem seus dados, como nome, e-mail e número de telefone;

  2. Oriente os seus assessores a fazerem um cadastro de todas as pessoas que entrarem em contato com a sua equipe;

  3. Cadastre pessoas do seu círculo social e colaboradores.

Construir um banco de dados sólido e verdadeiro, vai te fazer ter uma percepção de quantas pessoas você mobilizou e até mesmo uma média aproximada de possíveis votos.

Para criar um banco de dados com segurança, é importante utilizar um software de gestão de campanha, por meio dele, será possível::

  • Saber em que regiões estão concentrados os seus potenciais eleitores e traçar estratégias específicas para eles;

  • Realizar campanhas de marketing segmentadas, utilizando filtros relacionados a gênero, profissão, idade, entre outros;

  • Manter contato com os eleitores ou potenciais eleitores, enviando, por exemplo, mensagens em seus aniversários;

  • Manter um histórico de solicitações dos cidadãos e fornecer feedbacks;

  • Ter acesso a um registro de interações com cada pessoa cadastrada.

Os tempos são outros e não adianta querer se (des)organizar escrevendo tudo em papéis e planilhas confusas armazenando dados em servidores que possam perder ou capturar suas informações. Peça um teste grátis do NeritPolítica agora e confira as funcionalidades citadas acima.

Essas são as principais metas 2020 para serem trabalhadas em sua candidatura. Espero que este conteúdo lhe auxilie a alcançar o sucesso em sua campanha! Continue nos acompanhando, e até a próxima! 

Equipe Nerit

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