CRM para políticos: por que usar?

por Equipe Nerit - 26/01/2022 ⇠ Veja outros Posts

Organizar, manter e cuidar de um gabinete político, seja no período de campanha eleitoral, seja na administração de um mandato, é um trabalho muito complexo. Muitas pessoas e tarefas são envolvidas nesses processos e ainda há um grande desafio: lidar e interagir com o público.

Eleitores e a população em geral precisam ser atendidos e ter suas solicitações ao menos ouvidas. Afinal de contas, essa é a função primordial de um político: servir e representar o povo que o elegeu na esperança de garantir o melhor para a população.

Mas agora esse trabalho tem sido facilitado por uma ferramenta tecnológica que possui várias funções: o CRM para políticos. Entenda como e porque essa ferramenta é tão útil, sendo capaz de otimizar toda a rotina de um gabinete.

Mas afinal de contas, o que é CRM

o que e crm

CRM é uma sigla que vem do termo em inglês 'Customer Relationship Management'. Isso significa algo como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

A noção conceitual de CRM identifica o cliente como o foco de todas as estratégias. Dessa forma, o atendimento e a antecipação de todas as suas necessidades são colocadas em primeiro lugar.

No contexto de uma campanha eleitoral e de um mandato, quando falamos da ferramenta CRM para políticos, entendemos cliente como o público em geral, o CRM em si como a área em que ficam cadastrados todos os eleitores e contatos em geral da base do político.

Uma plataforma CRM vai muito além de uma agenda ou lista de contatos. Ela funciona como uma poderosa fonte de referências e controle de dados, já que oferece suporte para realização de cadastros completos contendo uma infinidade de informações.

Cada parte da equipe que compõe sua campanha eleitoral ou gabinete poderá se beneficiar com o que desejar e achar mais relevante para a área de atuação. Fica bem mais fácil de traçar um perfil bastante detalhado sobre cada contato, monitorar as solicitações da população e elaborar estratégias mais assertivas.

Por que eu preciso utilizá-lo?

O CRM é capaz de automatizar as interações com os contatos, porém sem deixá-las despersonalizadas. Muito pelo contrário, cada atendimento se torna único devido à eficácia da funcionalidade em segmentar os contatos e suas demandas.

Utilizar uma plataforma de CRM é mais uma maneira de encantar eleitores e garantir uma relação muito positiva com os contatos. Já pensou em enviar sms para os líderes comunitários dando um retorno sobre as solicitações do bairro? Ou mesmo uma mensagem para seus potenciais eleitores, estreitando a comunicação.

Uma plataforma CRM elimina por total a necessidade de manter dados e informações sobre os contatos em planilhas e papéis. Possuir uma visão geral dos influenciadores por região geográfica ou catalogar todos os mobilizadores de sua campanha não será mais um problema, por exemplo.

O CRM para políticos melhora bastante o alinhamento de toda a equipe e ajuda a manter os compromissos de todos os integrantes sempre em dia com uma agenda totalmente integrada. As obrigações do candidato ou político em mandato são inseridas na plataforma e podem ser compartilhadas com todo o time ou apenas com pessoas específicas, se assim preferir.

Outra função são as notificações. Sempre que um compromisso estiver marcado, as pessoas envolvidas receberão um alerta. Assim ninguém vai se esquecer dos compromissos de mandato que foram marcados.

O CRM ainda é capaz de registrar todas as atividades e interações que foram feitas com cada pessoa cadastrada, dessa forma fica possível até prever as ações futuras de cada contato.

A ferramenta também conta com funções financeiras. É possível lançar despesas, assim como o valor e o tipo de cada uma. Toda a receita do gabinete pode ser centralizada num único lugar. A partir dessas informações, gráficos e relatórios podem então serem produzidos. Fica bem mais fácil estipular metas e analisar se os resultados e objetivos estão sendo atingidos.

Com essa função, você poderá inserir todas a receita do seu gabinete em um só lugar. Lance as despesas com as tags referentes ao tipo de serviço, assim você terá maior controle do que está sendo gasto.

As tags são suas aliadas. Use-as sem medo!

As tags nada mais são que etiquetas utilizadas como uma forma de segmentar de maneira ainda mais específica os contatos. Algumas são pré-programadas pelo próprio sistema, como o endereço. Quando a pessoas entra na base de contatos cadastrando seu CEP, automaticamente são geradas tags para seu bairro, cidade e estado.

Mas é possível ir além destas classificações e cadastrar mais tags de acordo com a sua necessidade, como por exemplo: amigos pessoais, aposentados, líderes de bairro, informações profissionais, religiosas, políticas, entre outras.

CRM para políticos: como é na prática?

Neste post vemos com mais detalhes quais são as reais aplicações de um CRM político.

crm para politicos na pratica

Suponhamos que você seja um vereador ou trabalhe no gabinete de algum. O dias dos professores se aproxima e você precisa pensar em alguma forma de homenagear esses profissionais. É possível criar uma campanha de e-mail marketing e de SMS com uma mensagem estilizada para todas as pessoas da sua base de contatos que estiverem cadastradas com a tag 'professores'.

Dessa forma, apenas os professores receberão a felicitação. Você consegue personalizar ainda mais e mandar apenas para professores de determinados bairros. Para isso é só indicar as tags escolhidas na hora do disparo. Isso pode ser feito em qualquer data comemorativa e em inúmeras situações.

Outra aplicação interessante diz respeito à agenda. Caso o político esteja ocupado ou em viagem, por exemplo, o assessor consegue marcar compromisso na agenda escolhendo a data mais apropriada e o político será notificado. E isso tudo pode ser feito de qualquer lugar.

Entendeu melhor a importância e a utilidade de CRM para políticos? Que tal marcar uma demonstração gratuita? Vamos ficar muito felizes em poder te mostrar como você pode fazer uso da ferramenta! Para ficar por dentro do nosso conteúdo, assine a nossa newsletter e acompanhe o blog e as redes sociais. Até a próxima!

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit