Coronavírus e política: é possível manter sua campanha eleitoral em dia?

por Lívia Nogueira em 02/04/2020 ⇠ Veja outros Posts

Com a crise do coronavírus, sondam incertezas sobre o futuro próximo das eleições municipais deste ano. Alguns deputados, bem como também o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, sugerem o adiamento das eleições. Por outro lado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o presidente Jair Bolsonaro, acham que ainda não é época de discutir sobre o assunto.

Seguindo as orientações de isolamento social do próprio ministro da saúde, bem como as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), haverá menos tempo para determinadas ações corpo a corpo que seriam realizadas pelos candidatos e seus cabos eleitorais, por exemplo.

Por outro lado, os candidatos precisam manter a campanha eleitoral em dia, e podem pensar e agir a partir de novas estratégias que permitam manter  o ritmo da corrida eleitoral, sem desrespeitar as regras de distanciamento.. Graças à tecnologia podemos pensar em diversas alternativas! Confira em nosso texto! 

O coronavírus pode impactar as eleições 2020?

O coronavírus é o assunto do momento, e em tempos de crise e incerteza, é normal que surjam muitos questionamentos sobre a viabilidade das eleições do dia 4 de outubro de 2020.

O TSE diz não haver intenção de alterar a data das eleições, nem mesmo quaisquer datas do calendário eleitoral.

O ministro Luís Roberto Barroso afirmou em nota que o papel dessa decisão de adiamento ou não cabe ao Congresso. Segundo nota, ele disse que 'se o adiamento vier a ocorrer, penso que ele deva ser apenas pelo prazo necessário e inevitável para que as eleições sejam realizadas com segurança para a população. A realização de eleições periódicas é um rito vital para a democracia'

Medidas para alteração do calendário eleitoral 2020 não têm sido discutidas por enquanto, se mantendo assim todas as datas já divulgadas até então.

Portanto, embora alguns meios de comunicação possam deixar essa dúvida, é bastante improvável que a data realmente seja alterada.

A alteração dessa data, envolveria uma série de desafios jurídicos, visto que a constituição determina que as eleições ocorram no primeiro domingo de outubro e, em caso de segundo turno, no último domingo do mês.

Com isso se faria necessário uma PEC para remarcar as datas do pleito. E, de toda forma, os eleitos precisariam assumir os seus postos na mesma data usual: 1º de janeiro. No caso, de 2021, que é quando os mandatos atuais expiram.

Segundo o Ministério da Saúde, haverá ainda grande aumento do número de casos de infectados pelo coronavírus em abril, maio e junho. A estabilização seria por volta dos meses de julho e agosto, e a diminuição da curva dos novos casos em setembro.

Assim, grande parte dos políticos crêem que agora não seja o momento para discutir sobre isso, mas sim a partir de junho. O foco agora tem sido tomar medidas para o achatamento da curva.

Nesse momento de pandemia, uma boa opção para se manter próximo de seus eleitores,  é investir em marketing político digital. Trouxemos algumas dicas que podem funcionar muito bem e trazer ótimos resultados! 

Dicas de como manter sua campanha eleitoral na ativa

 

Faça live nas redes sociais

As lives são os vídeos transmitidos  ao vivo, comumente realizados através das redes sociais. Muitas pessoas utilizam esse tipo de transmissão para ofertar cursos, palestras ou mostrar produtos e serviços, mas essa pode ser uma excelente opção para que você mantenha a proximidade com  seus eleitores, por exemplo.

Muito comum principalmente pelo Instagram e Youtube, as lives são excelentes para manter as pessoas informadas em tempo real, mesmo em períodos de quarentena.

Professores de atividades físicas podem manter seus alunos se exercitando, políticos podem manter sua programação de campanha política, pessoas que trabalham ou possuem um restaurante podem dar dicas de receita e por aí vai…

No caso dos políticos pode ajudar, e muito, na conquista de votos, visto que o candidato estará em contato da forma mais próxima possível.

Além de realizar campanha nas redes sociais, aproveite esse momento com os eleitores para mostrar sua preocupação com as pessoas e comunidade em geral.

Adquira um software de gestão e marketing político

Com um software de gestão você consegue manter uma base de eleitores ativa, de forma com que possa permanecer em contato com essas pessoas através de SMS e e-mail marketing.

Um sistema de gerenciamento eleitoral permite que você cadastre todos os seus contatos e tenha informações valiosas sobre eleitores e potenciais votantes.

Além de interagir com o seu público através de e-mail e SMS, através dele você e sua equipe serão capazes de traçar estratégias de campanha eleitoral e saber a localização das pessoas cadastradas,.

Nós do NeritPolítica oferecemos, além do software para gestão através do seu computador, um aplicativo para gerir sua campanha da melhor forma possível através do celular também.

Em nosso aplicativo (disponível para iOS e Android), você consegue cadastrar eleitores mesmo que esteja sem internet no momento, pois assim que houver internet novamente os dados serão sincronizados.

Continue estudando e aprendendo! 

A crise do coronavírus tem disponibilizado diversas oportunidades para todos os interessados em manterem seus estudos em dia.

O Covid-19 pegou todos de surpresa, e nem precisamos entrar em detalhes sobre como  esse cenário pode afetar os rumos das eleições. 

O que não podemos esquecer, é que a necessidade de preparo e estudo em tempos de crise, só aumenta e você precisa continuar planejando a sua Campanha Eleitoral.

Pensando nisso, juntamos toda nossa experiência política para criar uma série GRATUITA: “Eu eleito 2020”.

Serão 4  vídeos, com os conteúdos definitivos para você vencer as próximas eleições.

O evento será 100% online. Isso significa que para participar você precisa apenas do seu celular ou um computador com acesso à internet.

Clique aqui e acesse para saber mais detalhes e se inscrever para ter acesso aos vídeos.

 

No mais, que possamos nos cuidar bem para voltar à ativa completamente quando tudo isso passar.

Se possível fiquem realmente em casa no estilo home office.

Para quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o tema ou sobre o nosso sistema propriamente dito, estamos à disposição para saná-las e ajudar no que for necessário. 

Fique de olho e nos acompanhe nas próximas postagens! :)

Lívia Nogueira

Lívia é do time de Marketing e redatora do NeritPolítica.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar