O recente quadro de globalização e de adoção de tecnologias nos processos políticos, faz com que se passe a enxergar muitas semelhanças em campanhas eleitorais pelo mundo todo, mesmo entre países com panoramas políticos bem diferenciados. É o que faz as campanhas de Barack Obama e Donald Trump servirem como um prato cheio para muitos estudos e inspiração sobre comunicação política e eleitoral.
A comunicação política diz respeito à uma série de processos profissionalizados, já que uma boa execução desses trâmites carecem da atuação de profissionais da área da comunicação. Sendo assim, publicitários, jornalistas e relações públicas são atores ativos da comunicação política e eleitoral, agindo como mediadores das mensagens e tendo papel muito importante na formação da opinião pública.
A comunicação política se faz essencial, pois é impossível desassociar os acontecimento políticos da sociedade civil, a mais interessada em todas as ações, processos, decisões e resultados da administração pública.
O que é comunicação eleitoral?
O termo pode ser considerado uma vertente da comunicação política, que por sua vez se refere a série de processos que visam noticiar e informar sobre acontecimentos, fatos, ações e atividades de toda a esfera pública, também envolvendo a comunicação governamental.
Já a comunicação eleitoral envolve táticas que possuem um conteúdo mais emocional, muito disso por se tratar de ações tomadas em um período de tempo relativamente mais curto e com um objetivo mais específico: a eleição.
São estipuladas e executadas formas de comunicação baseadas em estratégias eleitorais para a construção e solidificação da imagem pública e que também passam pelo engajamento de eleitores. Essas formas podem ser veiculadas em todos os meios.
Comunicação Eleitoral no rádio e TV: o que pode ser feito?
Quando se pensa em comunicação de massa, é impossível deixar de lado a televisão e o rádio. A TV ainda é a principal fonte de informação sobre política no nosso país, o que significa que uma imensa parcela da população busca se informar através desse meio e, consequentemente, forma sua opinião com base em telejornais, no horário político gratuito, em debates televisionados, etc.
Já o rádio também não pode ser deixado de lado se tratando de comunicação eleitoral. O meio de comunicação ainda é muito consumido por pessoas de várias faixas etárias e classes sociais. É só pensar que essa é a mídia que está sempre presente nos meios de transporte, acompanhando as pessoas no trânsito. Outro ponto a ser levado em consideração, é o fato de que em algumas localidades mais remotas do país, apenas as ondas de rádio são recebidas.
Um aspecto que precisa ser pensado com atenção especial na comunicação eleitoral, é a propaganda eleitoral gratuita. Tanto para o rádio quanto para a TV. Ela envolve som, imagem e linguagem e necessita de uma abrangência muito grande e de um apelo especial para garantir a atenção e o convencimento do eleitor.
Esse é o espaço exclusivo de apresentação de informações importantes, além das propostas, perfis e a imagem não só do candidato, mas também do partido ou coligação. De certa forma, pode servir como um painel de comparação para os eleitores, por isso é importante investir da melhor maneira possível.
Como a internet reconfigura a comunicação eleitoral?
A web atualmente já representa a segunda maior fonte de informação política brasileira, ficando atrás da TV apenas. Nos últimos anos, mais e mais candidatos têm percebido a importância de levar suas campanhas para o meio virtual, buscando não apenas existir na internet, mas também ter relevância.
A internet oferece várias oportunidade de comunicação eleitoral, no entanto ela não é terra sem lei. Existem uma série de regras e exigências reguladoras expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Elas norteiam desde o período em que é permitido veicular propaganda, até o formato em que pode ser feita e o tipo de conteúdo, especialmente nas redes sociais. Leia mais sobre o assunto aqui.
Gostou do conteúdo de hoje sobre comunicação eleitoral? Entendeu porque ela é tão importante e porque deve ser uma preocupação para quem deseja vencer as eleições? Esperamos que sim!
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Mariana Silva
Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.
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