Que tipos de e-mail você pode enviar na campanha eleitoral?

por Mariana Silva em 18/05/2016 ⇠ Veja outros Posts

Você com certeza já sabe que enviar e-mails para eleitores ou potenciais eleitores é uma ótima forma de divulgar a sua campanha e de se aproximar do seu público-alvo. No entanto, é preciso saber que tipo de conteúdo enviar e quais são as possibilidades que essa ferramenta oferece. Pensando nisso, apresentamos, a seguir, a diferença entre os 3 principais tipos de correio eletrônico que geralmente são enviados por candidatos.  Confira as informações e avalie qual é a melhor opção para você!    

E-mail automatizado

O email automatizado é uma ferramenta poderosa que permite que você dê uma atenção especial a seus eleitores e potenciais eleitores, sem precisar gastar muito tempo com isso.

Esse tipo de divulgação é realizado de forma automática, a partir das informações do seu banco de dados ou das ações tomadas pelos visitantes do seu site. Como exemplos, podemos citar:

  • Mensagens enviadas em datas festivas, como no caso de aniversários.
  • Lembretes sobre a data, o horário ou o local de um evento público.
  • Avisos sobre alterações ocorridas na programação de algum evento.

Quais são as vantagens do email transacional?        

  • Estar por dentro da tendência de troca de informações em tempo real através de internet e dispositivos móveis.
  • Estabelecer um contato com o eleitor, que gera confiança e fidelidade à sua campanha.
  • Apresentar um diferencial em relação aos concorrentes sem ter que gastar tempo com isso, pois há sistemas que realizam os disparos automaticamente.

E-mail de divulgação

O e-mail de divulgação é aquele que tem como objetivo divulgar sua campanha para conseguir votos. É preciso ter muito cuidado com esse tipo de mensagem, pois pode cansar o seu público e até mesmo incomodá-lo. Por isso, é sempre preciso pensar em um conteúdo que seja realmente relevante para seu destinatário, além de segmentar o envio, garantindo que você alcance exatamente quem você quer atingir.

Como exemplos, podemos citar:

  • A divulgação de uma proposta.
  • O feedback sobre solicitações feitas pela população.
  • A divulgação de um depoimento positivo de um parceiro ou eleitor.

Quais são as vantagens do email de divulgação?     

  • Divulgar suas propostas e ações com um baixo custo.
  • Atingir um grande público, de forma segmentada.
  • Manter proximidade com seu público-alvo.

Newsletter

O newsletter é um periódico eletrônico que você pode enviar para sua base de dados com informações relevantes para seu público. Dessa forma, o foco aqui não é diretamente divulgar a sua campanha, mas sim fornecer uma vantagem para seu destinatário, ou mais bem um agrado, um ‘mimo’. Trata-se de oferecer conteúdo que seja interessante para seus eleitores e/ou potenciais eleitores, de forma totalmente gratuita.

Como exemplos, podemos citar:

  • Textos de seu blog, dentro da área de interesse do seu público.
  • Notícias e dicas sobre a região em que você atua ou pretende atuar, relacionadas à educação, saúde, lazer, entre outros.

Quais são as vantagens do newsletter?        

  • Fornecer um serviço útil e gratuito que é bem visto pelo eleitorado e que gera confiança e fidelidade à sua campanha.
  • Manter-se presente e ser sempre lembrado pelo seu público-alvo.
  • Aumentar sua base de dados.

Para ter acesso a essas e outras informações sobre e-mail marketing, baixe o nosso e-book gratuito: E-mail Marketing Primeiros Passos!

Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário que responderemos rapidinho!  

Email Marketing 

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

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