Gerenciamento de equipe de gabinete

por Larissa Maciel em 07/08/2017 ⇠ Veja outros Posts

Administrar todos os processos que fazem parte da rotina de gestão envolve muitas ações. E nessa gama de atividades também se encontra a preocupação em manter um time produtivo e bem alinhado. Sabendo disso, separamos algumas dicas que irão fazer a diferença em seu gerenciamento de equipe de gabinete. Vamos lá!

O que é preciso para ter uma equipe de sucesso?

Fazer o gerenciamento de equipe de gabinete pode parecer, à princípio, uma ação que contará com cada funcionário e sua respectiva habilidade isoladamente. Mas isso não é verdade! Antes de pensar nas ferramentas que podem aprimorar o trabalho e fazer essa máquina girar, é necessário criar um ambiente que funcione como um terreno fértil para se conquistar um alinhamento de equipe. Confira nossas dicas para o tão sonhado time de sucesso.

Atitudes positivas

Incentivar a positividade é uma prática que precisa fazer parte da rotina do gabinete. Pessoas com esse tipo de atitude costumam ser bem quistas pelos colegas de trabalho e fazem com que o ambiente se torne mais agradável, gerando motivação.

Bons líderes

O bom gerenciamento de equipe de gabinete tem como figura principal o líder. É mais que essencial uma pessoa no time com esse perfil. São eles que propiciam um local de trabalho mais focados em metas, mas ainda assim, sem traços de tirania ou com colaboradores infelizes.

A figura que costuma fazer esse papel é o chefe de gabinete, por isso, não exite em definir essas caracterísitcas como uma das principais para o ocupante desse cargo.

Respeito

Todos gostam e precisam ser tratados com respeito. É preciso que esta postura se torne um dos pilares da cultura de seu gabinete. Oriente a equipe para comportamentos que tenham como base esse preceito.

Cultura da escuta

Cultura da escuta

É bom que os colaboradores saibam ouvir diferentes opiniões e visões de mundo, isso vai tornar o seu trabalho no gabinete mais saudável. É preciso incentivar a cultura da escuta, pois só assim é possível criar um espaço onde seus colegas possam expor suas ideias e pensamentos sem nenhum tipo de receio, para que haja uma comunicação efetiva

Companheirismo

Para ter uma equipe de sucesso é aconselhável que os colaboradores sejam companheiros uns dos outros. Ser capaz de ajudar e se preocupar com o outro, não apenas profissionalmente, mas também pessoalmente. Tratar como gostaria de ser tratado e procurar descobrir os gostos uns dos outros são ótimas posturas, que com certeza, irão fortalecer os laços da equipe em busca de um trabalho cada vez mais poderoso!

Colaboradores em prol de uma boa causa

Ter uma relação fora do expediente ajuda a fortalecer as relações entre os colaboradores aprimorando e motivando cada vez mais o trabalho em equipe. Envolver seu time em um trabalho social pode trazer mais união. Não se esqueça de incentivá-los e reconhecê-los pelo bom trabalho.

Gratidão

Demonstrar gratidão é uma atitude que pode fazer a diferença, tanto para você quanto para os outros. Mostrar-se agradecido por algum tipo de serviço prestado ou um auxílio que lhe foi dado é muito importante. Para você, pois te torna um ser humano mais empático, para o outro, porque se sente reconhecido. Se um simples obrigado pode transformar o dia de alguém, imagina o que uma cultura de gratidão pode fazer pelo gerenciamento de equipe de gabinete?

Ações e ferramentas

Diante de diversas atribuições e distrações é necessário otimizar processos. Contar com algumas ações e ferramentas podem fazer com que você e seu time obtenham uma performance diferenciada. Com pequenos ajustes no dia-a-dia de seus colaboradores é possível aprimorar o gerenciamento de equipe de gabinete, tornando o trabalho mais produtivo.

Cuidar do ambiente de trabalho

Ambientes hostis de trabalho não são nada favoráveis para o desempenho da equipe. É imprescindível que o espaço seja agradável, limpo, bem estruturado e que estimule as habilidades que cada cargo precisa ter. Por exemplo, os profissionais de marketing precisam de um local de trabalho que faça florescer a sua criatividade. Pense e otimize cada espaço de seu gabinete.

Outro ponto a se levar em conta são os preceitos que citamos na primeira seção desse post. Para manter a sua equipe alinhada e produtiva é muito importante que os aspectos que selecionamos no começo do texto virem rotina na cultura de seu ambiente de trabalho.

Treinamentos

Treinamentos

O treinamento é uma das ações que vão fazer a diferença no gerenciamento de equipe de gabinete. Através dele você vai conseguir alinhar os valores que o político estabeleceu para seu mandato com os colaboradores. Além disso, é o momento de repassar procedimentos e aprimorar técnicas que levarão a um aperfeiçoamento e unidade da equipe.

Reuniões

As reuniões são parte fundamentais no gerenciamento de equipe de gabinete, é preciso alinhar o time, ter novas ideias e são nessas ocasiões que se têm a oportunidade de que essas coisas aconteçam. Mas não se esqueça, ela precisa ser produtiva e ter uma pauta relevante, ocupar a agenda sem ter nenhum assunto para se tratar é perda de tempo.

Estratégias de comunicação interna

É necessário que todo o time esteja por dentro do que acontece no mandato. Relembrar o regulamento do gabinete, as visões que norteiam os processos e promover um bom clima de trabalho são algumas das ações que podem otimizar o seu gerenciamento de equipe através da comunicação interna. Você pode utilizar SMS, e-mail marketing, cartazes e outros materiais para ancorar a sua estratégia.

Plataforma de gestão de mandato

Lidar com as demandas de um gabinete requer muita capacidade analítica e gerencial, além de muita organização. São muitos os processos necessários para manter a estrutura de um time alinhado. Para integrar uma equipe, você poder contar com os serviços de uma plataforma de gestão de mandatos se torna uma ótima opção. Vamos apresentar alguns recursos desse tipo de sistema que irão fazer a diferença em sua rotina.

Agenda

As atividades de mandato precisam estar organizadas, pois elas são inúmeras. Muitas das vezes, compromissos são agendados em remarcados num espaço de tempo tão curto que a equipe sequer consegue acompanhar. Para deixar todos os colaboradores cientes, você pode inserir seus compromissos na agenda da plataforma e compartilhá-la com quem desejar.

Cadastro de colaboradores

Se tem uma coisa importante no gerenciamento de equipe de gabinete é a integração dos colaboradores e dos processos que acontecem no mandato. No sistema você pode cadastrar cada funcionário e dar permissão aos módulos que são necessários para o seu trabalho. Assim os profissionais terão uma visão global do trabalho que está sendo exercido.

Banco de dados

Banco de dados

Relacionamento é a palavra-chave de muitas atividades de mandato, seja com o eleitorado ou com os parceiros do político. Imagina, se quando você precisar do telefone daquele agente comunitário que você conheceu na época das eleições, você não souber ao certo onde esse contato se encontra?

Vai procurar em diversas agendas, em muitas planilhas e ligar para outras pessoas que talvez tenham guardado melhor essa informação? Torcemos para que não, pois esperamos que você use um sistema que irá otimizar essa tarefa.

Com uma plataforma de gestão de mandato você pode montar um banco de dados potente, com informações relevantes, de forma integrada e segura. Ele também te dará a oportunidade de segmentar sua base, aprimorando outros processos de sua gestão.

Você pode descobrir na prática como todas essas funcionalidades podem ajudar o seu mandato. Além de colaborar com o gerenciamento de equipe de gabinete, ele pode fazer mais: disparos de SMS e e-mail marketing, geoprocessamento, etc.

Ferramentas interessantes

Nem sempre seus processos precisam ser analógicos. O tempo da postura suspeita com tudo que vem da internet já passou, fazendo uma simples pesquisa você encontra ferramentas excelentes e confiáveis. Separamos algumas que irão te ajudar.

  • Skype: faça reuniões com sua equipe através de videochamadas. Nem sempre você poderá estar fisicamente presente.

  • Trello: essa é uma ferramenta de gestão e tarefas. Crie demandas para cada membro do time e acompanhe o progresso, isso irá otimizar seu gerenciamento de equipe de gabinete.

  • Slack: software de comunicação entre a equipe. Possibilidades de conversas privadas e de canais para cada área do seu time.

  • Google docs: edite arquivos simultaneamente e não perca tempo no processo de acerto de arestas de documentos, etc.

Essas foram as nossas dicas para que o seu gerenciamento de equipe de gabinete seja cada vez mais bem sucedido. Se você gostou do nosso conteúdo, continue com a gente. Assine nossa newsletter e saiba quando sair um post novo. Até a próxima!

ebook

Larissa Maciel

Publicitária e especialista em marketing político.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit