Voto no Brasil e nos EUA

por Lívia Nogueira em 29/10/2020 ⇠ Veja outros Posts

O voto é a forma que as pessoas têm de demonstrar opinião, escolha ou preferência sobre algo que está em posição de votação. Neste post veremos as principais diferenças entre as eleições brasileiras e americanas; suas particularidades e curiosidades.

Voto direto e indireto

O voto direto é quando há a participação direta e igualitária pela população na escolha de seus representantes políticos municipais, estaduais e nacionais. No caso do voto direto, os votos são secretos e não apresentam valores e pesos diferentes dentre os eleitores. Desta forma, não há distinção entre um eleitor e outro.

No caso do voto indireto não há uma participação direta e igualitária, mas sim a escolha dos representantes que é feita de acordo com a deliberação de um grupo seleto de pessoas, não havendo participação completa da população. 

Atualmente, no Brasil, o sistema político é a democracia, então temos o voto direto, mas há países sob o regime parlamentarista, em que os ministros (que são eleitos diretamente pela população) são as pessoas responsáveis por eleger, indiretamente, o primeiro-ministro. Nesse caso o seleto grupo de pessoas é uma assembléia ou um colégio eleitoral, composto pelo Congresso Nacional (senadores e deputados federais).

O voto também é bastante utilizado em situações como quando ocorrem referendos ou plebiscitos.

Quando o voto é indireto, como nos EUA, cada um dos estados é um colégio eleitoral e possui diferentes quantias de delegados eleitorais, o que varia de acordo com o tamanho da população de cada região, bem como seus representantes na Câmara e no Senado.

Com isso, os votos dos eleitores de cada um dos estados servem para eleger os delegados que irão votar no futuro presidente, e são esses delegados que irão representar os eleitores daquele estado.

Ao todo, são 538 delegados que votam no colégio eleitoral para eleger o presidente dos EUA, então caso o candidato tenha ao menos 270 votos do colégio eleitoral, ele já será eleito.

Horário eleitoral

No Brasil há um período e prazo em que o político pode começar a fazer sua propaganda e para isso há o horário eleitoral gratuito. 

Já nos EUA, apesar de não haver o horário eleitoral gratuito na televisão e rádio, os candidatos podem pagar por propaganda política e, além disso, podem começar estas propagandas até 1 ano e meio antes das eleições, ao contrário do Brasil, em que esse prazo inicia poucos meses antes das eleições.

Apesar das diferenças, notamos que ambos utilizam bastante do poder das mídias sociais.

Em seus meios de propaganda para atrair eleitores, já há um tempo é proibido utilizar famosos nas campanhas nas eleições aqui do Brasil, mas isso não acontece nos EUA, pois lá é permitido.

Obrigatoriedade do voto

Ao contrário do Brasil, nos Estados Unidos o voto não é obrigatório. Desta forma, torna-se ainda mais necessário um esforço do candidato por atenção do eleitorado para que, assim, ele tenha uma campanha de sucesso e conquiste mais votos.

Mais do que isso, o candidato precisa de um esforço ainda maior de engajamento, para que a população se interesse o suficiente pelas propostas e compareça ao local de votação no dia da eleição, tendo em vista que não são obrigados a votar

Partidos

Atualmente no Brasil há 33 partidos registrados pelo TSE, enquanto nos Estados Unidos, desde 1855, há apenas dois principais partidos principais, que são os Democratas e os Republicanos.

Há também outros partidos, mas são bem menores se comparados aos principais citados anteriormente. São eles: Partido Libertário (Libertarian Party), Partido Verde

(Green Party), Partido da Constituição (Constitution Party), Partido pelo Socialismo e Libertação (Party for Socialism and Liberation) e Partido Reformista (Reform Party of the United States of America)

Eleições 

Nos EUA, as eleições presidenciais ocorrem sempre às terças-feiras, o que dificulta ainda mais o interesse da população em votar. Como dissemos anteriormente, por lá o voto não é obrigatório e dia de semana a possibilidade de ir ao local de votação é pequena, visto que seria preciso faltar ao trabalho e, assim, ter seu salário descontado pela falta.

Já no Brasil, há a tradição das eleições acontecerem aos domingos. Por ser obrigatório o voto no Brasil, é a forma mais viável de fazer com que grande maioria da população esteja presente nas urnas.

O segundo turno das eleições também é uma característica exclusiva do Brasil, pois nos EUA nunca ocorre. Dentre os motivos estão o sistema bipartidário, além do longo período de campanha, em que os candidatos são apresentados à população durante um período maior do que no Brasil. 

No Brasil quase sempre acontece o segundo turno. Quando um candidato não apresenta maioria absoluta, que são 50% dos votos válidos, os dois mais votados irão disputar o segundo turno.

Bônus! Entenda mais sobre o voto no Brasil

Até certo período da história do nosso país o voto era permitido apenas aos homens. 

Atualmente temos o sufrágio universal, que dá a todo cidadão adulto o direito ao voto, independente de ser ou não alfabetizado, independente também de classe social, renda, etnia ou sexo, desde que estejam dentro das normas legais e tenham idade igual ou superior a 16 anos.

No Brasil o voto é feito por meio da urna eletrônica como suporte e, além das opções variadas de qual candidato votar, há também a possibilidade de votar nulo ou em branco.

Por alguns anos o Brasil teve como sistema de votação o voto indireto na ditadura militar. Assim surgiu então o movimento Diretas Já, que consistiu na luta pela volta das eleições diretas para o cargo de presidente da República após a Ditadura Militar.

Outra particularidade do Brasil é que voto é obrigatório ao invés de ser facultativo, ao contrário de cerca de 85% dos países ao redor do mundo, que apresentam o voto facultativo.

O voto só não é obrigatório para pessoas com 16 e 17 anos, idosos acima de 70 anos e analfabetos. Assim, se a pessoa que tem a obrigatoriedade de votar, por algum motivo não puder estar presente, precisará justificar sua ausência.

Votos válidos e inválidos

Votos válidos são os que são computados após o eleitor digitar o número real de um determinado representante.

Além da tradicional forma de voto, em que o eleitor opta por eleger um candidato em específico, há também o voto de legenda, que consiste em votar no número do partido ao invés de votar no número do candidato, manifestando assim seu desejo de que, para aquele eleitor, qualquer candidato do partido pode exercer a função.

Dentre os votos inválidos, há o voto nulo e o voto em branco. O voto nulo consiste em de fato anular o voto e é um formato de voto considerado inválido, visto que não tem influência direta no resultado final de uma eleição. Assim como o voto nulo, o voto em branco também é considerado inválido e não têm influência no resultado final de uma eleição. Desta forma, ambos não anulam uma eleição, ainda que juntos sejam parte da maioria dos votos.

 

No post de hoje vimos algumas curiosidades sobre voto, tendo em vista o cenário brasileiro e o cenário norte-americano.

Esperamos que esse conteúdo tenha agregado conhecimento ao seu dia.

Ficamos por aqui, até a próxima e continue nos acompanhando!




Lívia Nogueira

Lívia é do time de Marketing e redatora do NeritPolítica.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar