Big data na política: como utilizá-lo na campanha eleitoral

por Mariana Silva em 08/05/2018 ⇠ Veja outros Posts

Nunca se produziu tanta informação e dados digitais como atualmente. Para se ter uma ideia, estima-se que a cada um ano e meio é gerada a mesma quantidade de dados gerada pela humanidade em toda a história desde que se tem registros. Esse enorme montante de informação, que é até difícil de ser mensurado, traz a tona o conceito de Big Data.

Podendo ser usado para os mais diversos fins, o Big Data na política tem se mostrado  como uma temática que precisa ser estudada.

A verdade é que o Big Data vem sido utilizado nas mais diversas áreas, até mesmo no meio esportivo. É o caso da NFL, a liga de futebol americano, a UFC, organizadora de eventos de lutas mistas, e a NBA, liga de basquete profissional dos Estados Unidos, que tem tido experiências com a análise de dados para aperfeiçoar a experiência dos fãs e clientes e melhorar os negócios.

Como estamos em ano eleitoral que tal nos aprofundar um pouco nas aplicações do Big Data na política? É o que o texto de hoje irá mostrar.

Big data: entenda o conceito

conceito de big data

Basicamente, o termo Big Data se refere à análise de um número muito grande de dados, que podem ou não ser ou estar estruturados e vão desde fotos, a publicações em redes sociais, posts de blogs, vídeos, fotos, pesquisas em sites de busca, geolocalização, etc.

Esses dados por si só podem não ter muita relevância prática. As soluções em Big Data conseguem justamente capturar, armazenar, analisar e buscar relações entre eles. Muitos softwares foram desenvolvidos a partir disso para conseguir transformar todos esse dados em informações relevantes para as mais diversas organizações.

O Big Data passa por 5 pilares, são os chamados 5 V’s: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor. Os três primeiros se referem à grande quantidade de dados gerados em um curto espaço de tempo (que pode ser relativo), e a diversidade dos mesmos.

Provavelmente você já ouviu a expressão Fake News, certo? Ela tem a ver com o 4º V, a Veracidade é a garantia da autenticidade dos dados, se as fontes daquelas informações são confiáveis e de qualidade.

Já o último V, Valor, se refere ao real benefício daquele dado para a organização, do retorno que ele é capaz de oferecer.

Os softwares capazes de transformar a imensa quantidade de dados em informações úteis e relevantes recebem o nome de Big Data Analytics. Segundo o site Big Data Business, as principais características desse tipo de software são:

'- São focado no processamento de dados estruturados e não estruturados, bem como nas correlações e descobertas que desse processamento podem advir;

- Analisam o que já existe e o que está por vir, apontando novos caminhos;

- Ideais para quando se quer explorar novas possibilidades, descobrir novos padrões e explorar perguntas que ainda não haviam sido feitas;

- Mais amplos, voltados não apenas para negócios, mas para qualquer área/segmento, como saúde, entretenimento, educação.'

A política pode se beneficiar muito com o Big Data. Quer saber como? É o que vamos entender no próximo tópico.

Big data e sua aplicação política

big data aplicacao politica

O uso de Big Data na política chega no Brasil principalmente com as alterações nas leis de campanha eleitoral que passaram a permitir postagens pagas (porém seguindo as regras do TSE, como apenas serem veiculadas em um período específico e não realizar ataques a outros partidos e candidatos, entre outras).

O Big Data na política permite a super-segmentação do público, no caso os eleitores e eleitores em potencial. Os políticos e partidos conseguem adaptar o discurso para vários nichos. Isso torna as redes sociais ótimas ferramentas para campanha eleitoral.

A análise de dados possibilita ainda que determinados conteúdos cheguem a pessoas de maneira mais assertiva. Isso por um lado é ótimo, pois permite que uma diversidade maior de informação chegue a mais pessoas, mas por outro lado aumenta o risco de manipulação de dados e prejudicando o juízo de valor dos eleitores, é o que chamamos de fake news.

O NeritPolítica é um exemplo de software que pode ser utilizado para coleta e reunião de dados a fim de serem utilizados como fonte de informação, em benefício de Campanhas Eleitorais. 

O caso mais conhecido: a campanha de Donald Trump

Um dos casos mais famosos de uso de Big Data na política e em campanha eleitorais é o da eleição de Donald Trump em 2016. O político contratou os serviços da empresa britânica Cambridge Analytica, uma consultoria que processa milhões de informações e consegue traçar o perfil dos eleitores, facilitando estratégias de campanha nas redes sociais.

Basicamente, Trump e sua equipe a partir do trabalho da Cambridge Analytica criaram “campanhas sob medida” de acordo com os perfis e personalidades de diferentes segmentos de pessoas nas redes sociais indo muito de acordo com as tendências comportamentais. Tudo isso com os rastros digitais que os estadunidenses deixam na internet.

A empresa já chegou ao Brasil e está atuando desde março deste ano. No entanto, os políticos brasileiros já podem contar com a consultoria de outras companhias que possuem propostas semelhantes, a de fazer análise de Big Data para a política.

Confira a reportagem do Jornal do Commercio de Recife que cita a importância do Big Data para as eleições e o NeritPolítica como um sistema que permite a classificação e geolocalização de eleitores! 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo sobre Big Data na política e conte com a gente para o que precisar na sua campanha e mandato. Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários e assine a nossa newsletter para não perder nada. Até a próxima!

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

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