6 dicas para transformar o seu mandato em uma reeleição

por Larissa Maciel em 02/04/2019 ⇠ Veja outros Posts

Uma reeleição não é algo para ser trabalhado somente durante a campanha eleitoral. Essa atividade só vai ter a sua meta atingida se houverem esforços durante o mandato político.

Por isso, selecionamos algumas dicas que irão contribuir para que você consiga continuar trilhando sua carreira em um cargo público eletivo. Acompanhe com a gente!

Mandato ativo

A melhor dica para garantir uma reeleição é se manter ativo durante seu mandato. Trabalhe em prol dos interesses da parcela da população que te elegeu. Para conseguir esse feito, ouça bem este conselho: é só através do laço construído com os cidadãos que você conseguirá entender suas necessidades e atender a suas expectativas.

Seja um político que de fato represente os anseios do eleitorado e esteja cada vez mais próximo de continuar trilhando o seu caminho na política.

Divulgue suas ações e projetos

Informe a população sobre a suas ações

Você está cumprindo o plano de governo que apresentou à população na época da disputa eleitoral. Está fazendo o seu papel e representando bem a parcela do eleitorado que confiou em você. Agora eles precisam saber das ações que você realiza para conquistar esses feitos.

Informe as pessoas das atividades que você desenvolve, os projetos em que está envolvido e das discussões de que você parte. Isso fará com que elas se interessem ainda mais por sua figura. E quando for se candidatar novamente, os remetentes de suas mensagens podem cogitar o seu nome e te levarem a uma reeleição. Você pode fazer isso de algumas formas, como veremos a seguir.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma ótima forma de informar a população. Trata-se de uma comunicação bem direta, de baixo custo e bem efetiva. Mas para que tudo dê certo, você precisa seguir algumas boas práticas:

  • Não compre listas prontas: são ilegais e nada efetivas;

  • Assine com o seu nome: isso torna a mensagem mais pessoal;

  • Deixe que os eleitores forneçam o seu email: crie estratégias que façam com que eles se interessem em te dar esses dados pessoais. 

SMS

Uma grande parcela da população possui telefone celular, e por isso, o SMS se torna uma estratégia poderosa. Se você tiver uma reunião com a população, por exemplo, uma ótima forma de lembrá-los seria através dessa ferramenta. Assim como o e-mail marketing, ele tem que seguir aquelas mesmas boas práticas. Se alinhe a esses princípios e tenha uma comunicação poderosa nas mãos.

Faça disparos através de uma plataforma de gestão de mandatos e campanhas

Para facilitar os envios desses materiais é imprescindível o uso de uma ferramenta. Uma plataforma de gestão de mandatos e candidaturas pode te ajudar nessa missão. Ela é capaz de fazer os disparos de e-mail e SMS para sua base de uma só vez e ainda segmentar para que essas mensagens cheguem apenas à parcela mais interessada do seu eleitorado.

 

Esteja presente nas comunidades que te elegeram

Uma ação de marketing bastante comum e efetiva no período eleitoral são as visitas presenciais. Isso se deve ao fato de que o contato direto com a população é fundamental para o sucesso em uma disputa por cargos públicos eletivos.

Mas nada de deixar essa prática de lado depois das eleições. Após ter conquistado o tão sonhado lugar de representante dos cidadãos, não deixe de continuar nutrindo a simpatia e confiança do eleitorado.

Estar presente no dia a dia da comunidade que te elegeu é uma postura fundamental para construir um mandato saudável e ativo. Se você pensa em uma reeleição esse comportamento é ainda mais importante.

A população precisa sentir que ainda é importante para o candidato, e que o contato estabelecido não foi só em busca de aumentar o número de votos. Mas sim, porque entender as necessidades daquele povo é uma medida essencial para aquele político, independente da fase em que a sua carreira se encontra.

Por isso, não abandone as ações que te colocam em contato com os cidadãos do seu domicílio eleitoral. Elas são imprescindíveis para que você consiga transformar o seu mandato em reeleição, além de ser uma postura ética que acrescentará muito nas atividades de seu gabinete.

 

Consulte os eleitores

É essencial saber a opinião dos eleitores. Tanto sobre os assuntos que estão em pauta no mundo da política, quanto o que eles pensam sobre a sua atuação durante o mandato.

Você pode conseguir colocar essa premissa em prática de algumas formas: através de conversas com os eleitores ou de pesquisas, sejam elas tradicionais ou realizadas pela ferramenta SMS. Se interessar pelo que essas pessoas têm a dizer te aproximará de uma reeleição!

Marketing político digital

Mantenha sua imagem no imaginário do eleitorado

Você não pode sumir do imaginário da população. Sua imagem tem de ser relembrada: as pessoas precisam lembrar da sua feição, das suas ações, etc. Isso não quer dizer que você deva aparecer em todo lugar, a todo momento, pois pode ser um pouco inconveniente, mas sim de manter um relacionamento com seu público, papel desempenhado através do marketing.

Contudo, trabalhar aspectos de marketing pessoal é fundamental para que você conquiste a tão sonhada reeleição. Algumas ferramentas digitais podem te ajudar muito em seu trabalho. Iremos te apresentar algumas:

Redes sociais

As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia da população brasileira. Com a utilização crescente dessa forma de comunicação é mais que adequado estar presente nessas mídias de maneira eficiente, aprimorando a sua imagem política.

  • Segmente o público, é impossível falar ou agradar todos;

  • Crie conteúdos relevantes de acordo com seu público;

  • Busque ter interação com o público para gerar engajamento;

  • Sempre responda comentários e mensagens diretas. O usuário não quer ser ignorado;

  • Conheça sua audiência a partir de das informações de interesses, localização, gênero etc;

  • Fique atento as tendências das redes sociais, elas estão sempre se atualizando e desenvolvendo novas ferramentas que podem ser úteis para políticos.

Facebook

A rede social com mais usuários do mundo também é a que permite mais tipos de formatos para publicação. Você pode usá-lo para ancorar outros conteúdos de comunicação que você produzir, como site e blog. Faça transmissões ao vivo, poste vídeos, imagens e textos.

Além de postar é fortemente recomendado que você estabeleça uma conexão com os usuários da rede. Responda as dúvidas, não ignore as críticas e se mostre sempre aberto ao diálogo com a população.

Twitter

O Twitter é uma plataforma caracterizada pela instantaneidade, ela pode ser ótima para estabelecer um contato em tempo real e responder questionamentos de maneira mais rápida. É também uma ótima maneira de replicar o seu e outros conteúdos que possam interessar seu eleitorado.

Instagram

O seu rosto precisa ser lembrado, e nada melhor que usar uma rede social para fotos, vídeos e transmissões ao vivo. Publique a sua rotina como político, faça transmissões de ações que você participe e venham a interessar a população.

Blog

Aqui você tem a oportunidade de chegar e se mostrar de maneira mais profunda. Fale sobre ações e as coisas que você pensa que são relevantes para o relacionamento entre um político e seus eleitores.

Mantenha uma frequência de publicação, escreva sobre temas relevantes, busque sempre interação e ancore essas postagens nas outras redes que fazem parte da sua estratégia.

 

Monte um banco de dados

Monte um banco de dados

Você precisa entrar em contato com a população e saber o que ela tem a dizer. Necessita informá-la sobre suas ações de governo. Todas essas atividades só serão possíveis através de construção de um banco de dados poderoso!

Para que todas essas informações se tornem de fato dados relevantes, você deve informatizar os processos através de uma ferramenta capaz de integralizar e segmentar sua lista. E é aí que, novamente, o sistema de gestão de mandatos e candidaturas entra em campo.


Confira agora nosso infográfico:

Como ser reeleito: Transforme seu mandato em reeleição

 

 

Sistema de gestão de mandatos e candidaturas

Uma plataforma como essa permite que você cadastre todos os seus contatos de forma simples e otimizada. Contando com diversas outras funcionalidades, a inserção de dados nesse sistema irá ajudar outros setores como o de marketing. Nutridos desse tipo de informação, ele poderá enviar emails e SMS bem mais potentes e segmentados.

Através da inserção de tags, você pode montar estratégias poderosas que serão fundamentais para o seu mandato e para o momento em que você for tentar a reeleição.

No post de hoje te demos algumas dicas para que você consiga transformar seu mandato em uma para a reeleição. Esperamos que tenha sido relevante e te ajude a conquistar o seu objetivo.

Se você gostou desse conteúdo, assine nossa newsletter. É simples, e você receberá o nosso conteúdo em primeira mão. Te vejo na próxima publicação! Até mais!



passo a passo campanha eleitoral

Larissa Maciel

Publicitária e especialista em marketing político.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit