Quer ser prefeito? Saiba por onde começar!

por Samuel Elom em 01/08/2019 ⇠ Veja outros Posts

As eleições municipais 2020 vão apresentar muitas mudanças em relação às anteriores. Alterações no código eleitoral em relação às coligações partidárias, financiamento de campanhas, propagandas, entre outros, vão trazer um cenário novo até para os políticos mais experientes.

O Brasil possui 5570 municípios e no próximo ano cada um deles passará pelo pleito para decidir quem será eleito prefeito.

A função de administrar um município é de uma responsabilidade enorme, afinal é na cidade que a vida acontece de fato. Se você pretende ser candidato a prefeito já passou da hora de se preparar para os desafios que te esperam na próxima campanha.

Qual a função do prefeito?

O prefeito é o chefe do poder executivo de um município. Eleito junto com seu vice de 4 em 4 anos por voto majoritário, tem o direito de se reeleger uma vez.

Entre suas principais funções, destacamos:

  • Arrecadar, administrar e aplicar os impostos da cidade;

  • Manutenção do patrimônio histórico cultural do município;

  • Gerenciar o transporte público e a organização do trânsito;

  • Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos;

  • Obter convênios, benefícios e auxílios para a cidade;

  • Sancionar, vetar e apresentar projetos de lei à Câmara Municipal;

  • Zelar pelo meio ambiente, limpeza e saneamento básico da cidade;

  • Construir e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças.


As responsabilidades dos prefeitos estão previstas na Constituição Federal.

Vice-Prefeito

O vice prefeito é o segundo cargo na hierarquia do executivo municipal. Este político é eleito com o prefeito por voto direto. Entre suas funções estão: auxiliar nas demandas do prefeito, definir diretrizes, representar o prefeito em eventos, entre outros.

Caso o prefeito se ausente seja por licença ou qualquer outro impedimento, o vice prefeito tem o dever de substituí-lo, ficando responsável assim por todas as funções de um líder do executivo.

Como se candidatar a prefeito

Requisitos

Para ter direito a se candidatar a prefeito o cidadão brasileiro precisa cumprir as seguintes exigências:

  • Nacionalidade brasileira (brasileiro nato ou naturalizado;

  • Estar em pleno exercício dos direitos políticos;

  • Estar em dia com a Justiça Eleitoral;

  • Ter no mínimo 21 anos na data da posse;

  • Ser alfabetizado (saber ler e escrever);

  • Domicílio eleitoral no município onde pretende se candidatar;

  • Estar filiado a um partido pelo menos seis meses antes da data fixada para as eleições.

Se filiar a um partido político

Para concorrer a qualquer cargo político, existe a obrigação de estar filiado a um partido político, e não seria diferente com os candidatos à prefeitura.

Independente do cargo que deseja, se você já é um político experiente ou ainda está começando sua carreira política, a obrigatoriedade da filiação se faz imprescindível para ter direito a participar do pleito eleitoral.

A decisão de se filiar não deve ser tomada de maneira arbitrária, uma vez que seu nome, sua personalidade estará diretamente vinculada a instituição que escolher. Leve em consideração se os seus anseios e ideais estão alinhados com o partido, se concorda com as alianças firmadas pela legenda e, claro, se este tem representação suficiente para angariar votos.

É extremamente importante conhecer um pouco da história e ideologias dos partidos. O nerit política preparou um texto com os atuais partidos políticos do Brasil.

Marketing político

Alguns candidatos acreditam equivocadamente que a popularidade é suficiente para garantir sucesso na campanha eleitoral, claro que é uma característica positiva, mas para conseguir votos é preciso fidelizar os eleitores e a ferramenta indicada para isso é o MARKETING POLÍTICO.

Campanha eleitoral no whatsapp

É extremamente provável que seu eleitor use essa ferramenta. Segundo o IBGE, 94,5% dos brasileiros com acesso a um smartphone utilizam o whatsapp para trocar mensagens. Os números de compartilhamentos diários são enormes, isso faz com que o aplicativo não possa ser ignorado por quem deseja se comunicar com o grande público.

O grande desafio aqui é que a própria plataforma não permite o disparo de mensagens em massa, ou seja, para uma grande quantidade de pessoas. Outra proibição é a venda de base de contatos com informações do usuário.

Uma boa prática para usar whatsapp para políticos é divulgar o número e peça que o contato adicione em sua agenda, ou seja, crie sua lista de transmissão manualmente, jamais compre banco de dados com contatos.

O APP NeritPolítica permite fazer ligações e enviar mensagens via whatsapp com apenas um toque. 

 

Email Marketing e SMS

O email marketing permite ao candidato a prefeito criar e manter relacionamento com seus eleitores, cabos eleitorais, fornecedores de campanha, entre outros. Existem duas características fundamentais nesse formato, que são a segmentação de contatos, e automação de campanhas. Isso te permite divulgar uma ação específica para o público certo.

Os disparos tanto de SMS quanto de Email podem ser feitos através de uma plataforma virtual.

Redes sociais

Se você acompanhou as eleições de 2018, com certeza sabe que as redes sociais tiveram um papel decisivo nos resultados das urnas. Você duvida que nas eleições 2020 essas mídias podem se tornar o canal protagonista na hora de se comunicar com o eleitor?

Existem várias mídias, cada uma com  características específicas, mas algumas práticas básicas podem ser aplicadas a qualquer rede social:


Conheça seus seguidores

Se pretende ser político, tenha em mente que não vai conseguir agradar a todo mundo, por isso para se ter melhores resultados é importante focar em quem realmente está alinhado a seu discurso. Utilize as métricas disponibilizadas pelas próprias redes ter um feedback da recepção de seu conteúdo e se de fato ele está sendo relevante.
 

Conteúdo relevante

Se coloque no lugar de seu seguidor/a. postagens sem sentido ou aleatórias não trazem resultado. Apresente um conteúdo realmente interessante e exclusivo para seus seguidores, lembrando sempre que conteúdos que permitem interação podem trazer resultados mais satisfatórios.

 

Identidade Visual

Cores, formas, fontes e formatos de conteúdo tem significado.
Fotos e vídeos, GIFs, memes, gráficos geram mais interação do que textos. Abuse desses recursos, mas fique atento a coerência visual. É ideal buscar um profissional de design para realizar esta tarefa.
Uma boa imagem gera impacto no leitor.


Invista em anúncios pagos

As redes sociais permitem trabalhar sem que haja um custo. Mas lembre-se, o alcance de seu conteúdo ficará limitado, principalmente se já não tem uma base de seguidores fortes que compartilham seu material.
Investir em anúncios pagos (patrocinados) vão te fazer ter um alcance muito maior, possibilitando segmentar esses posts para o público e região específicos.

Anúncios pagos em redes sociais, impulsionamento de páginas e publicações, uso de sites, e-mails, blogs e aplicativos de mensagens instantâneas, foram autorizados em 2017.

Responda seus seguidores

Você gostaria de ser ignorado após fazer um comentário, elogio, sugestão ou quando expõe suas ideias? Claro que não, e posso apostar que seu seguidor/eleitor também gostaria de uma resposta.
Comunicação é multilateral, então quando um seguidor interage com seu perfil ele espera uma reação de sua parte, afinal manter contato com a população é função de qualquer político

Se coloque no lugar de seu seguidor/a. Ofereça um conteúdo que o público realmente vai se interessar, dando a eles possibilidade de interagir. Do contrário você será ignorado. 

Networking

Se você acompanha o blog Neritpolítica, já deve ter lido uma frase que repetimos exaustivamente: Networking não se trata da quantidade de pessoas que você conhece, mas sim da qualidade dessas conexões. Partindo dessa máxima, vamos discutir um pouco sobre o assunto:

Articulação com candidatos a vereador de seu partido e coligação

Lembre-se que os candidatos a vereador também estarão a pleno vapor na campanha e eles podem ser um excelente meio de levar as propostas de um prefeito aos eleitores.
Articule parcerias com os candidatos a vereadores de seu partido ou coligação, uma dica interessante é buscar perfis diferentes de candidatos para alcançar perfis diferentes de eleitores.

Observação: As coligações foram proibidas apenas nos votos proporcionais, ou seja: vereadores e prefeitos. Já os prefeitos ainda podem fazer alianças.

Conheça seus contatos, eleitores e lideranças

Você não pode ser visto como um oportunista! Busque estudar seus contatos de maneira a mostrar que você realmente se importa com ele e não quer simplesmente tirar vantagem dessa relação.

Boa comunicação

Se comunicar bem não significa saber palavras bonitas e rebuscadas. É adequar sua linguagem ao ambiente em que está inserido. Por isso o primeiro tópico sobre entender seu contato é muito importante, afinal, como você vai conseguir se comunicar corretamente se não conhece seu interlocutor.

Outro ponto interessante a se explorar, é buscar uma comunicação que gere impacto, reações positivas em quem te ouve.

Crie conexões

Para realizar um networking de respeito não basta fazer contato, é preciso criar um relacionamento, uma conexão. Uma premissa já repetida em outros posts do NeritPolítica:
Networking não é reunir um grande número de contatos, trabalhe para conectar as pessoas certas e alcançar objetivos profissionais mutuamente.

Financiamento de campanha para prefeito

Atualmente existem várias formas de financiar uma campanha, mas é importante lembrar que o captação de recursos através de empresas é extremamente vedada. Essa restrição faz com que os candidatos tenham que ser mais estratégicos e até mesmo criativos no momento de fazer a campanha eleitoral.

 

Campanha eleitoral com recursos próprios

O primeiro e mais óbvio exemplo é o autofinanciamento. O candidato pode usar seus próprios recursos para financiar sua campanha.

O candidato a prefeito pode investir em sua campanha o valor que desejar, a única regra nesse sentido é respeitar o limite do teto de gastos estabelecidos pelo TSE.

 

Financiamento coletivo

Se você já tem uma base de contatos que se identifica com sua proposta, uma alternativa interessante para captar recursos é o financiamento coletivo, também conhecido como vaquinha online.

Existem várias plataformas na internet que permitem criar uma página e fazer uma campanha de arrecadação. Normalmente esses sites ficam com uma porcentagem do valor arrecadado.

Observação: A prática é permitida, mas é preciso ficar atento às várias regras dispostas sobre o tema, afinal tudo tem que correr na legalidade e te facilitará no momento de prestar contas eleitorais.

 

Fundo Especial de Financiamento de Campanha - FEFEC

Também conhecido como fundo eleitoral, em 2018 entrou em vigor as regras para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha e continua válido para as eleições municipais de 2020.

Esse fundo público é destinado ao financiamento das campanhas eleitorais dos candidatos.
O fundo tem regras para a sua distribuição, definidas em lei: uma pequena parcela é rateada entre todos os partidos e o restante de acordo com a votação dos partidos e a sua representação no Congresso.

 

Gestão de campanha eleitoral

Se você é candidato a prefeito de sua cidade, já deve saber os desafios que vai enfrentar até ser eleito (ou não). O sucesso nas urnas está diretamente ligado a gestão de sua campanha.

Você precisa agir estrategicamente, reunindo as informações em uma única plataforma, isso irá te ajudar a economizar tempo e dinheiro além de ser mais assertivo nas tomadas de decisão.

Aplicativo para candidatos

Uma campanha não acontece dentro de um escritório. Se colocar para concorrer a prefeito exige um contato direto e próximo à população, imagine a quantidade de contatos que você pode fazer em uma tarde. O Aplicativo Neritpolítica é uma ferramenta poderosa para se ter em mãos no momento do contato com os eleitores. Confira algumas das funções que podem ajudar em sua campanha:

  • Acessar sua lista de contatos instantaneamente.

  • Cadastrar dados offline (podendo sincronizá-los assim que tiver acesso à internet).

  • Procurar detalhes dos contatos, eleitores e lideranças.

  • Fazer ligações e enviar mensagens via WhatsApp com apenas um toque.

  • Compartilhar dados

  • Ter a poderosa combinação de móvel + web em seu gerenciamento político.


O APP está disponível para Android e Ios.


Painel do Eleitorado

Uma área do sistema onde é possível cadastrar e segmentar seus contatos por localização e  interesses. Essa base de contatos está diretamente ligada às outras áreas do sistema.

Agenda do Candidato

Espero que você já saiba que terá compromissos todos os dias da campanha. Por isso é indispensável uma agenda sincronizada com sua equipe. Correr o risco de perder um compromisso é um risco de perder uma oportunidade.

Mapa de eleitores

Uma ferramenta para localizar seus contatos com facilidade. Um mapa é aberto mostrando onde seus eleitores estão distribuídos pela região. Isso irá auxiliar o candidato a tomar decisão de onde é necessário atuar mais.

Disparos de E-mail Marketing e SMS

Você precisa construir um relacionamento não só com o eleitor, mas com as instituições da região. É possível manter esse relacionamento através de disparos de emails e SMS. Datas de aniversário, comemorativas, entre outros, vão fazer diferença na construção de relacionamento com seus contatos.


Gostou do conteúdo? Tem alguma sugestão? Dúvida? Entre em contato com a gente, estamos prontos a te apoiar.
Nós do NeritPolítica te desejamos uma boa gestão em sua campanha para prefeito, porque sabemos que sorte não ganha votos!

Como conquistar eleitores através de uma boa comunicação

Samuel Elom

Estudante de Jornalismo
Time de Marketing

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