Comece sua pré-campanha eleitoral agora!

por Equipe Nerit - 26/05/2020 ⇠ Veja outros Posts

Antes de falarmos sobre o porquê você deve começar sua pré-campanha agora, é preciso entender melhor sobre esse período que precede a campanha eleitoral. Este conteúdo é focado em você que deseja ser competitivo nas eleições 2020.

Quando começa a pré-campanha eleitoral?


Posso afirmar que a partir do momento que você se decidir que vai disputar as eleições! O quanto antes melhor, pois assim você se prepara melhor comparado aos seus concorrentes.

Está previsto na legislação uma série de ações que são passíveis de execução a partir de já, desde que não haja pedido explícito de voto. Para ser mais específico, a Lei das Eleições (Lei 9.504/97) define as regras sobre o tema:

“Não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via internet…”

Lembre-se sempre de se atualizar quanto às leis que definem normas tanto para pré, quanto para a campanha em si.

O que é pré-candidato?

Qualquer cidadão que pretende pleitear um cargo público em uma eleição.
Como os órgãos responsáveis não determinam uma data definida sobre pré-candidatura, você já pode se considerar um pré-candidato assim que tiver definido que vai disputar a eleição, assim como dito acima.

Se tratando de legislação, existe um período legal que prevê a prática de propaganda intrapartidária que se inicia no dia 5 de julho. Dos dias 20 de julho até 5 de agosto, está permitido aos pré-candidatos fazer campanha dentro do partido com o objetivo de garantir a candidatura nas convenções partidárias. 

Por que agora é o melhor momento para começar a se preparar para a campanha eleitoral? 

Destacamos alguns motivos pelo qual você não deveria esperar nem mais um minuto para começar a trabalhar sua imagem e propostas:

1. Porque você precisa ganhar a confiança da população

Antes de pensar em cuidar da prestação de contas, buscar financiamento de campanha ou mesmo pedir votos, você precisa ganhar a confiança da população.
Já falamos sobre isso no post 'como pedir voto ao eleitor? 5 frases imperdíveis', onde abordamos algumas ações práticas de como conquistar a confiança da população como, por exemplo:

  • Visitar os eleitores e líderes;

  • Participar e promover eventos;

  • Fortalecer seu networking;

  • Construir presença digital.

Mas é preciso deixar claro que o sucesso dessas ações não vai acontecer instantaneamente. É preciso tempo, pois um prazo maior te permite tentativa e erro até acertar a melhor forma de contato com os eleitores, que são seu público-alvo.

2. Quanto mais rápido começar, menos você vai gastar

Quando deixamos aqui argumentos para que você já comece sua pré-campanha, não estamos dizendo que não é possível esperar até o período eleitoral e mesmo assim ter sucesso. A questão é que isso exigirá que você trabalhe mais, e que também invista mais recursos em um curto espaço de tempo. Afinal, para conseguir construir sua presença tanto online quanto offline, o candidato terá que contratar mais pessoas para a equipe, pagar publicidade, além de estar disputando uma maior atenção contra seus adversários.

3. Porque seus adversários políticos já começaram a trabalhar

Sim, muitos pré-candidatos já começaram a planejar e construir seu marketing digital, sobretudo no que diz respeito às redes sociais, fazer networking, gestão de campanha eleitoral, etc. Afirmamos isso porque aqui no NeritPolítica ajudamos diariamente candidatos, em que grande parte deles já estão a todo vapor não apenas planejando as eleições 2020, mas construindo uma carreira política.

Sendo assim, enquanto você não está ativo, seu adversário já dá alguns passos à sua frente, e claro, isso não pode ser algo positivo. 

Como começar a campanha agora


Planejamento


É preciso se planejar! Esta ação vai te ajudar minimizar os erros e maximizar os resultados. Falta de planejamento de campanha é um dos maiores erros cometidos por candidatos.

  • Faça um cronograma

O tempo é curto e as demandas são enormes. Caso você não organize seu tempo, ficará perdido entre compromissos. Planejar suas ações como: presenças em eventos, corpo a corpo com eleitorado, reuniões com a equipe e lideranças, gravação de vídeos, com certeza vai te ajudar a tomar decisões mais acertadas com objetivo de extrair um resultado melhor.

  • Organize sua equipe

Não é preciso dizer que sozinho não se chega a lugar nenhum! Você vai precisar de uma equipe, e essas pessoas que vão estar ao seu lado na campanha tem que ser muito bem escolhidas. Marketeiro, coordenador de campanha, assessores, militantes e cabos eleitorais são alguns exemplos de perfis interessantes para se fazer um bom trabalho.

Um passo importante nesse sentido não é apenas reunir sua equipe, é preciso discutir as ideias, métodos, abordagens, para deixar seu time alinhado com os mesmos objetivos.

Confira nosso texto: Equipe para campanha eleitoral.

  • Planejamento financeiro de campanha eleitoral

Um fato: você terá que investir. Se você quer fazer isso da maneira certa, planeje seus gastos! Afinal, temos certeza que irá gastar com ações que não vão te trazer bons resultados.

Escolha como vai financiar sua campanha.

Estipule verbas para cada setor da campanha.

Defina quais fornecedores oferecem o melhor custo benefício. 

Utilize um sistema de gestão de campanha

Você precisa decidir quais ferramentas você vai usar para alcançar seu objetivo. Está aqui uma área esquecida por muitos candidatos, que sem dúvida pode levar ao fracasso.

Um sistema de gestão vai te ajudar a organizar sua pré-campanha, com o objetivo de otimizar tempo e recursos disponíveis. As principais funcionalidades de um software como este são:

Cadastro de contatos

É óbvio que se você quer ganhar uma eleição você vai precisar de uma coisa básica: contatos. Imagine a quantidade de pessoas que você vai conhecer durante a pré-campanha e campanha. Por isso é imprescindível construir um banco de dados que te permita cadastrar contatos vinculando com informações importantes. Você pode fazer isso de maneira muito simples e intuitiva através do painel do eleitorado.

Disparo de email marketing e SMS

Os disparos de email marketing e SMS podem ser um diferencial em relação aos seus oponentes, além de uma forma de contato diário com a população, lideranças e instituições.

Com uma plataforma de gestão como o NeritPolítica é possível fazer disparos segmentando o público, além de ter acesso às métricas com o resultado de sua campanha com esses formatos.

Agenda do candidato

Essa é mais uma função ligada à organização da campanha. Através da plataforma é possível reunir todos os compromissos em um só lugar, podendo ser compartilhado com toda a equipe.

Saiba mais sobre a função: Agenda do Candidato.

Aplicativo para políticos e candidatos

O consumo de tecnologia está ficando cada vez mais móvel, somado à premissa de que uma campanha eleitoral não deve ser feita dentro de um escritório, resulta em uma solução prática para auxiliar candidatos em sua busca por votos: um aplicativo feito exatamente para uma campanha eleitoral.

Cadastre contatos (eleitores, lideranças, instituições) mesmo estando offline. Além disso, faça ligações e envie mensagens via WhatsApp com apenas um toque, compartilhe dados e muito mais!

O NeritPolítica te permite testar gratuitamente o sistema, além de ter uma equipe preparada para tirar suas dúvidas.

Este foi nosso conteúdo sobre o porquê você não deve mais perder tempo para começar sua pré-campanha. Espero que coloque nossas dicas em prática.

Obrigado pela leitura e até mais! 

Post escrito originalmente dia 12/08/2019 e atualizado dia 26/05/2020. 

Equipe Nerit

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit