Accountability: transparência política em campanhas e mandatos

por Mariana Silva em 19/02/2018 ⇠ Veja outros Posts

Vivemos em um tempo em que as pessoas estão muito descrentes com a política e com os políticos. Muitos não vêem nem sentido em acompanhar e se engajar com essas questões por acreditarem que não fará diferença nenhuma, que todos os políticos são corruptos e que nada pode mudar esse status.

A transparência pode mudar essa visão pessimista do mundo das pessoas, e mostrar que existem políticos honestos e que ainda se preocupam em provar sua idoneidade ao povo brasileiro.

Os políticos precisam ter consciência de que devem sim satisfação de seus atos e contas à população e serem controlados e fiscalizados, tornando disso um hábito. Pensando nisto, este post faz questão de enfatizar a importância da transparência política e traz um conceito ainda pouco difundido, o de accountability!

É inegável que a difusão da internet e as novas tecnologias causaram um grande impacto na maneira que os cidadãos recebem e procuram esse tipo de informação.

É natural que com o acesso facilitado (nos últimos anos foram criados diversos sites, portais e ferramentas visando ampliar a divulgação de dados governamentais), as pessoas tendam a se preocupar mais com o que nossos políticos andam fazendo e procurar essas informações.

Entenda o conceito de accountability

A verdade é que até alguns anos atrás, os políticos não se preocupavam muito em mostrar para o povo brasileiro a quantas iam seus gastos. Alguns mais, outros menos, perceberam que não é bem esse o caminho.  O conceito de accountability nasce dessa necessidade prestar contas permanentemente e criar um controle maior, o que aumenta a responsabilidade política e favorece a democracia.

A accountability e a transparência política se tornam mais importantes e presentes no nosso cotidiano a medida que a população percebe que os recursos públicos na verdade pertencem à ela, e não aos atores políticos, que devem ser apenas os administradores desses recursos.

Dentro dos próprios governos existem órgãos responsáveis por exercer a accountability da administração pública de diversas formas. Alguns deles são o Tribunal de Contas da União (TCU) o Ministério Público (MP), o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, que são responsáveis por um controle e fiscalização das atividades públicas.

Uma outra maneira de existência da accountability, que por sua vez é mais próxima e acessível aos cidadãos e pessoas comuns, é a fiscalização feita através dos meios de comunicação, como jornais de TV e impressos, rádio, redes sociais, etc., que podem facilmente divulgar esse tipo de informação.

Preste contas na campanha!

preste contas

A prestação de contas eleitorais, além de ser obrigatória, é uma maneira do político mostrar para os eleitores desde antes mesmo do mandato, que está comprometido com a transparência e em se manter íntegro em sua carreira.

É importante saber que o candidato que não presta contas à Justiça Eleitoral ou que tem as contas desaprovadas pode sofrer sanções legais, perdendo a quitação eleitoral até o fim da legislatura. O que regula essa obrigação é a Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para as eleições.

Saiba todas as regras sobre a prestação de contas eleitorais lendo este post sobre o tema!

Conte com um software de gestão

Com um aplicativo de gestão política você pode registrar suas receitas e despesas de forma fácil, cadastrar fornecedores, patrocinadores e funcionários e realizar uma administração completa de suas finanças durante a campanha de uma forma muito mais descomplicada.

Ao relatar os gastos da campanha através de uma ferramenta de gerenciamento, organizando e acompanhando as despesas e os documentos necessários, fica muito mais fácil fazer com que esses dados estejam sempre sistematizadas para serem registradas e disponibilizados, promovendo a transparência política e a accountability.

Esse foi o nosso post de hoje. Acompanhe nosso blog, nos acompanhe nas redes sociais e assine a nossa newsletter para mais conteúdo como este. Para mais informações peça uma avaliação gratuita e saiba como o Nerit Política pode te ajudar nesse e em todos os momento tanto da campanha quanto do mandato. Até a próxima!

Ebook: E-mail marketing Campanha Eleitoral

Mariana Silva

Mariana Silva é jornalista e especialista em marketing político e eleitoral. Escreve para o NeritPolítica e está sempre em busca do que há de mais novo no mundo da política.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Ligue agora:

Este site utiliza cookies para otimizar sua experiência durante a navegação. Ao continuar nesta página, consideramos que você concorda com a utilização de cookies. Ok, entendi.

© NeritPolítica

by nerit